Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Vamos participar melhor da Santa Missa?

Vídeo: 25 coisas que não se deve fazer na Missa e talvez não saibamos…

Pequenos detalhes que fazem a diferença e unem a Igreja.

1. Vamos nos comprometer a chegar bem antes da Santa Missa começar! Lembremos-nos que Deus está nos esperando para encher-nos com o Seu amor, dar-nos o Seu perdão e um abraço, falar ao nosso ouvido e dizer o que precisamos ouvir. Ele separou um lugar na Mesa para nós. Não O deixemos esperando. (Vamos usar esse tempo para falarmos com o Senhor e também para garantir um lugar sentado, principalmente se não pudermos ficar em pé…);

2. Vamos escolher melhor as nossas roupas, para entrarmos na casa de Deus. Usemos vestuário que não chame a atenção ou cause provocação aos irmãos(ãs), (evitemos os decotes, minissaias, regatas, roupas justas, transparentes, shorts…);

3. Vamos cumprimentar o Senhor ao entrarmos na igreja. Ao chegarmos, façamos o sinal da cruz. Ele está lá, feliz por nos ver! Agradeçamos-O, pois Ele nos convidou!

4. Vamos fazer sempre a reverência ou a genuflexão diante do Senhor. Se passarmos em frente ao Altar, que representa Cristo, façamos a reverência. Se passarmos pelo Sacrário, onde está Cristo, façamos a genuflexão (tocar o chão com o joelho direito);


Relacionados: Como participar da Santa Missa

5 erros que podemos estar cometendo na Santa Missa.


5. Vamos fazer o jejum Eucarístico antes de recebermos a Santa Eucaristia. O jejum consiste em ficar uma hora antes de comungar, sem comer ou beber. Só é permitido beber água e remédio em caso de necessidade e por questão de saúde; Não devemos também mascar chicletes ou comer dentro da Igreja, o alimento é sempre Jesus!

6. Vamos nos sentar de forma respeitosa diante de Deus e dos irmãos. Não cruzemos as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O nosso corpo deve expressar a nossa devoção;

7. Vamos distribuir melhor as leituras. A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo. Se virmos só um leitor ou leitora, vamos nos oferecer para ler, pois as Leituras e o Salmo devem ser proclamados por leitores diferentes (dois no meio da semana e três aos domingos ou dias festivos, quando há a Segunda Leitura);

8. Vamos ler apenas o que deve ser lido. Não adicionemos frases ao fazermos as Leituras e o Salmo. Não devemos ler as letrinhas vermelhas nem dizer: “Primeira Leitura” ou “Salmo Responsorial”, (as pessoas sabem qual é a sequencia das leituras);

9. Vamos esperar, não nos adiantemos! Não se deve adiantar para dizer o “Aleluia, Aleluia…”, “Santo, Santo, Santo…” ou “Cordeiro de Deus…”. Esperemos alguns segundos, pois certamente alguém fará o canto. Se nem o padre nem ninguém cantar, vamos omiti-los, mas nunca os recitar;

10. Vamos fazer apenas as três cruzes na proclamação do Evangelho. Não é para fazer o sinal da cruz. Só devemos fazer as três cruzes pequenas: uma na fronte, outra nos lábios e a última no peito; (serve para que sejam purificados a nossa mente, boca e coração ao ouvirmos a palavra de Deus);

11. Vamos responder: creio! Não respondamos no plural quando o Credo é feito em forma de perguntas. Quem preside a Missa pode perguntar: “Creem em Deus Pai Todo Poderoso?” Neste caso, respondamos “sim, creio”, pois a fé é pessoal.

12. Vamos recolher as ofertas durante a apresentação dos dons. Não se deve recolher a oferta durante a Oração Universal e sim quando todos estão sentados e o padre agradece a Deus pelo pão e o vinho e purifica as mãos;

13. Vamos permanecer sentados durante a apresentação dos dons. Às vezes, alguém se levanta e, por impulso, outros também ficam de pé. Talvez, ao ver o padre levantar o cálice e a hóstia, as pessoas pensam que já é a Consagração. Mas não é;

14. Vamos nos ajoelhar quando o padre pede que o Espírito Santo transforme o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo. É neste momento que devemos nos ajoelhar, e não antes (se houver sino, vamos nos ajoelhar quando ele soar);

15. Vamos ficar de joelhos durante a Consagração. Se não conseguirmos nos ajoelhar, fiquemos em pé, mas nunca sentados, a menos que seja por alguma doença. É falta de respeito com Cristo, que se faz presente no altar;

16. Vamos permanecer em silêncio durante a Consagração. Não digamos durante a Consagração, em voz alta, “Meu Senhor e meu Deus”. Isso distrai quem está fazendo uma oração pessoal em silêncio;

17. Vamos responder somente o Amém em: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo…”. Só quem deve dizer a oração é o sacerdote que preside a Missa;

  • E não vamos dizer “Amém” no final da oração do Pai Nosso, pois está dentro de outra oração na Santa Missa (nos demais casos, como terços, oração da manhã/noite… se diz o “Amém” final).

18. Vamos dar a Paz ao irmão ao lado, permanecendo em nosso lugar. Se o padre autorizar, devemos cumprimentar apenas quem está ao nosso lado e não outras pessoas em outros bancos, tampouco devemos aproveitar para felicitar alguém ou dar pêsames;

19. Vamos comungar apenas se estivermos preparados. Nós precisamos ter guardado o jejum Eucarístico (não ter comido nem bebido nada uma hora antes de comungar) e não ter pecado grave (é melhor nos omitirmos por respeito a Jesus, do que comungar e permitir que se torne causa de nossa condenação);

20. Vamos comungar Jesus na Eucaristia, seja com o padre ou com o ministro. Jesus está presente na Hóstia Consagrada, não importa se Ela é segurada pelo Sacerdote ou por um Ministro Extraordinário da Eucaristia, que é uma pessoa preparada e autorizada pela Igreja para distribuir a Comunhão na Santa Missa e levá-la aos idosos e enfermos; Não entremos apenas na fila do padre;

21. Vamos conversar com Jesus depois de comunga-Lo. Não devemos conversar com outras pessoas, voltemos ao nosso lugar e falemos com amor ao Senhor. Se não comungarmos, conversemos com Ele;

22. Vamos fazer o Silêncio Sagrado! Quando terminar a distribuição da Comunhão, não se deve continuar cantando. O canto da Comunhão deve terminar quando a última pessoa receber a hóstia, para que haja um Silêncio Sagrado onde cada pessoa possa dialogar com Deus;

23. Vamos desligar nossos celulares ao entrarmos na igreja. Não fiquemos mandando mensagens ou falando ao celular durante a Missa, pois isso distrai a todos. Dediquemos a nossa atenção ao Senhor, que está dedicando a atenção Dele a nós;

24. Vamos manter a atenção em nossas crianças. Ensinemos as nossas crianças a amarem a casa do Pai e a se comportarem bem durante a Santa Missa;

25. Vamos receber sempre a Bênção final! Não saiamos antes do término da Missa para não perdermos a bênção final, através da qual o padre nos envia ao mundo para darmos testemunho em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Saiamos da Igreja com um propósito novo, que tenha sido inspirado no Senhor, para edificarmos no mundo o Seu Reino de amor. E pensemos sempre na possibilidade de que essa poderá ser a última bênção que receberemos em vida, através de um sacerdote.

Fonte: Adaptação do texto extraído do site catolicodigital.com.br (Site com o texto original: Aleteia).

Santuário de Nossa Senhora Aparecida – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado às 5 de maio de 2019 por em colunistas, Religião e marcado .

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!