Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Solenidade de Corpus Christi 2016

Corpus Christi 2016
Corpus Christi 2012 - SPProcissão de Corpus Chisti em 2012 – Viaduto Santa Efigênia, SP


NA COMUNIDADE SANTA ROSA DE LIMA:

Missa às 19hs, em seguida, Procissão interna.

(As roupas, cobertores, toalhas etc que forem doadas à Comunidade por ocasião de Corpus Christi, serão enviadas posteriormente ao asilo Madre Tereza de Calcutá e também doadas às pessoas necessitadas.)

Corpus Crhisti 2016 4Corpus CrhistiCorpus Crhisti 2016 3
Corpus Crhisti 2016 2Corpus Crhisti 2016 1
Tapete pintado pelos jovens da Comunidade Santa Rosa de Lima – 2016

ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

[youtube=http://youtu.be/UiZSz0bP1Zk]Vídeo: Youtube – Colaboração: Tamiris

Dois acontecimentos ajudaram o Papa a tomar a decisão de instituir esta festa:

1 – A visão de Santa Juliana de Cornillon

Monja agostiniana de Liège na Bélgica, na qual Jesus pedia uma festa para de um modo mais forte testemunhar o significado da Eucaristia para a vida do cristão.

Aos 38 anos confidenciou este segredo ao cônego Tiago Pantaleão de Troyes, que mais tarde seria eleito papa com o nome de Urbano IV (1261- 64).

A “Fête Dieu” (Festa de Deus), como inicialmente foi chamada a Festa de Corpus Christi, começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230.

A procissão Eucarística acontecia somente dentro da Igreja, com a finalidade de proclamar gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, realiza-se a 1ª Procissão Eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana. Depois, tornou-se festa litúrgica a ser celebrada na Bélgica.

2 – O milagre Eucarístico de Orvieto-Bolsena (Itália)

No ano de 1263 em Bolsena um sacerdote celebrando a Santa Missa, foi atormentando pela dúvida da Presença real de Jesus na Eucaristia. No momento da fração da Hóstia, viu em suas mãos um pedacinho de Carne, de onde caia gotas de Sangue no corporal.

Milagre Eucaristico Buenos AiresO sacerdote recolheu a Hóstia Milagrosa no cálice, o corporal com o Sangue e levou tudo para a sacristia. Em pouco tempo, tal acontecimento chegou ao conhecimento do papa Urbano IV, que estava em Orvieto, uma cidade vizinha. O Papa envia uma equipe de eminentes teólogos, dizem entre os quais Santo Tomás de Aquino e São Boaventura.

Constatada a veracidade do Milagre, o corporal manchado com o Sangue de Cristo é levado em procissão à presença do Papa. Este Milagre somente serviu para confirmar a visão de Santa Juliana.

Em 1264, com a bula “Transiturus”, o Papa Urbano IV prescreveu essa solenidade para toda a Igreja. Era uma época em que a cristandade estava sendo profundamente agitada por uma polêmica que questionava a Presença Real de Cristo na Eucaristia. Desde então, a data foi marcada por concentrações, procissões e outras práticas religiosas, de acordo com o modo de ser e de viver de cada localidade.

congressoeucaristico1942_anhagabau

Congresso Eucarístico de 1942 – Vale do Anhagabaú, SP

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com o maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Os enfeites trazidos com ramos de árvores e flores, os vários altares colocados ao longo do percurso começaram a aparecer em algumas partes da Alemanha. Contudo, foi no período barroco que a procissão ganhou os ares de um cortejo triunfal e pomposo. Nesta época, verdadeiros carros alegóricos com personagens do Antigo e do Novo Testamento se relacionando-os ao mistério da Eucaristia já se faziam presentes. Depois, estes motivos passaram aos tapetes que cobriam a rua por onde Jesus Eucarístico deveria passar.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br


ORAÇÃO

Eucaristia“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo em expiação aos pecados, blasfémias, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é tratado neste admirável Sacramento, e peço-Vos, pelos méritos infinitos de Seu Sacratíssimo Coração e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, a conversão de todos os pobres pecadores.”

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos!
Peço-Vos perdão por todos aqueles que não creem,
não adoram, não esperam e não Vos amam.”

Graças e louvores se deem a todo momento,
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!!!

Fazei-nos, Virgem Maria, sacrários vivos da Eucaristia!

Um comentário em “Solenidade de Corpus Christi 2016

  1. Nanete
    29 de maio de 2013

    “MEU SENHOR E MEU DEUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado às 23 de maio de 2016 por em Religião e marcado , , , .

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!