Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Exaltação da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

Cruz - ExaltaçãoNo dia 14 de Setembro celebramos a Festa de Exaltação da Santa Cruz
e no dia 15,  Nossa Senhora das Dores.

Festas antigas e ao mesmo tempo tão importantes para a nossa vida hoje. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II as festas foram colocadas juntas para celebrarem o mistério da Cruz e da nossa salvação em Cristo, que ali deu a Sua vida por nós.

A festa da Exaltação da Santa Cruz vem dos primeiros séculos da Igreja, quando os cristãos começam a anunciar que o instrumento de martírio, o sinal de maldição se tornara o sinal da Salvação porque o Filho de Deus derramou o seu Sangue na Cruz e nela lavou a nossa vida de pecado, pagando-os por nós!

E assim como o simbolismo da serpente no deserto (Nm 21, 4-9), os cristãos a levantam para que quem crer e acolher Aquele que foi suspenso no madeiro e está hoje ressuscitado seja salvo!

Assim que foi possível foram construídas em Jerusalém as Basílicas do Gólgota e no Sepulcro do Cristo Ressuscitado. Também quando se encontraram os pedaços da cruz que ainda estavam conservados foi erigida em Roma a Basílica de Santa Cruz em Jerusalém, hoje uma Abadia Cisterciense que conserva até agora essas preciosas relíquias.

Jesus nos disse que “Aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo” (Lc 14, 27), e São Paulo recorda que “eu me glorie somente da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim,como eu estou crucificado para o mundo” (Gal 6,14).

A liturgia do dia nos lembra que Jesus Cristo, “humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz”. (Fl 2,8), e que “do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo, 3, 14-15).

Nós utilizamos a cruz em várias ocasiões na liturgia: fazendo o sinal da cruz ao iniciarmos as celebrações (e aqui invocando a Santíssima Trindade), ela está próxima do altar quando se celebra a missa, tornando presente o simbolismo: “Contemplarão aquele que traspassaram” (Zc 12,10, Jô 19,37).

O símbolo da cruz perpassou os séculos nas várias manifestações sociais e religiosas! Atualmente pode apenas virar um adorno sem referência cristã e, em alguns lugares, questiona-se a presença dos crucifixos em locais públicos, no começo por alguns não católicos e agora por alguns não cristãos.

Apesar de todos esses movimentos não poderemos tirar de nossa frente os crucificados de hoje, como os pobres, doentes, idosos, explorados, desprezados e nem tampouco de nossas vidas com suas cruzes, mesmo que não aceitas, mas sempre presentes.

Santo André de Creta, Bispo, na liturgia das horas dessa festa recorda-nos: “celebramos a festa da Cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus”.

Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a nossa Salvação!


NOSSA SENHORA DAS DORES

Nossa Senhora das DoresLogo no dia seguinte à festa da Santa Cruz a Igreja nos recorda a piedosa memória de Nossa Senhora das Dores.

Invocamos Maria com muitos títulos. Lembramos das alegrias com o título de Nossa Senhora dos Prazeres, mas recordamos também das cruzes e dores de Nossa Senhora nesse dia seguinte à celebração da cruz.

A liturgia nos recorda Maria ao pé da Cruz recebendo João como filho (Jo 19, 25-27) e nele todos nós! Para Ela já tinha sido profetizada a sua participação dolorosas na obra da salvação: “uma espada traspassará a tua alma” (Lc 2,35a).

Em Maria vemos todas as mães que choram e sentem as dores pelos filhos. Vemos todos nós ao contemplarmos as cruzes de nossas vidas e a Salvação em Cristo. Vemos que todos nós, cristãos e católicos, quando estamos aos pés da cruz, temos junto conosco Maria, nossa mãe!

Para nós que temos como sinal a cruz que perpassa os séculos, e Maria que está sempre ao nosso lado, passemos pelas cruzes na confiança da Ressurreição e da Nova Vida em Cristo.

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Dom Orani João Tempesta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado às 13 de setembro de 2015 por em Religião e marcado , .

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!