Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Jejum Eucarístico

Comunhão“…em um destes dias uma amiga convidou-me para fazermos um lanche antes da Missa. Olhei para o relógio e vi que faltava exatamente uma hora para a Missa começar. Então, falei para ela:
– ‘Não podemos lanchar, pois está em cima da hora! Vamos deixar para depois da Missa’.”

Ela me olhou espantada e perguntou porque não podíamos ir lanchar, já que dava tempo de sobra para chegarmos com calma andando até a igreja. Aí eu é que fiquei espantada com a pergunta.

Falei que não ia dar tempo para respeitarmos o jejum antes da Comunhão.

Rapidamente, quase que sem pensar, ela riu e completou, dizendo:

“– Jejum???? Isto é coisa do passado! Coisa de gente velha! É coisa do tempo da Missa em latim!!! Isso já era’! ”

Fiquei abismada com a afirmação e lhe expliquei que o jejum Eucarístico permanece, ainda hoje em dia, como uma obrigação para todo o católico que participa da Santa Missa.

É necessário observar um tempo de uma hora antes da Comunhão sem comer qualquer alimento. É lógico que existem as exceções de quando as pessoas estão doentes.

Eu, pessoalmente, procuro observar o jejum de uma hora antes do início da Santa Missa, pois nunca sei se a Celebração vai ser um pouco mais corrida ou não. Deste modo, evito errar nos cálculos de horário.

Por este motivo, escolhi para vocês o artigo abaixo, de autoria de Dom Eugênio Sales, Cardeal Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, para que o assunto fiquei mais esclarecido.

“Quem quer receber a Cristo na Comunhão Eucarística deve estar em estado de graça. Se alguém tem consciência de ter pecado mortalmente, não deve comungar a eucaristia sem ter recebido previamente a absolvição no Sacramento da Penitência.”

(Catecismo da Igreja Católica nº 1387) – A fim de se prepararem convenientemente para receber este Sacramento, os fiéis observarão o jejum prescrito na sua Igreja. A atitude corporal (gestos, roupa) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede.

(Catecismo da Igreja Católica nº 1388) – É consentâneo com o próprio sentido da Eucaristia que os fiéis, se tiverem as deposições requeridas, comunguem toda vez que participarem da Missa: “recomenda-se muito aquela participação mais perfeita À Missa pela qual os fiéis, depois da comunhão do sacerdote, comungam o Corpo do Senhor do mesmo Sacrifício”.

COMENTÁRIO

O jejum ou seja, abster-se de alimentos algum tempo antes da celebração, é uma prova de respeito e preparação para a Comunhão do Corpo do Senhor.

Sendo uma lei da Igreja, sofreu modificações ao longo do tempo. “Quando a Missa passou a ser celebrada nas primeiras horas da manha e não mais ao pôr do sol como primitivamente, o jejum Eucarístico ficou estabelecido a partir da meia noite.”

“Mudando, porém, as circunstâncias da vida civil, desde os tempos de Pio XII, começaram a ser introduzidas algumas mitigações nessa disciplina. (‘Os Sacramentos da Igreja na sua dimensão canônico-pastoral’ – Pe. Jesus Hortal, SJ).”

“Em circunstâncias normais, atualmente o jejum eucarístico consiste na abstenção, pelo espaço de 1 hora antes da comunhão (portanto, não precisamente antes do inicio da Missa) de tudo quanto é comida e bebida, excetuando-se água e remédios propriamente ditos”.

Para a comunhão como viático (em perigo de morte) não existe nenhuma obrigação de jejum Eucarístico. Para os idosos e doentes, a igreja permite que comunguem “mesmo que tenham tomado alguma coisa na hora que antecede” (Can 919,3).

O jejum sempre foi praticado pelos cristãos e por todos aqueles que valorizam o Espírito e desejam progredir no autodomínio, disciplina indispensável á vivência humana. – O apóstolo Paulo diz: – “A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens. Essa graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo com auto-domínio, justiça e piedade, aguardando a bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador”. (Tito 2,11-1).

“Nas nossas comunidades católicas também não faltam, certamente, aqueles que poderiam participar da comunhão Eucarística, e que dela não participam, apesar de não terem na própria consciência impedimento de pecado grave.”

Tal atitude, que para alguns esta ligada a uma exagerada severidade, modificou-se no nosso século, para dizer a verdade, embora aqui e além faça ainda sentir a sua presença.

“Na realidade, mais freqüentemente do que o sentido de indignidade, verifica-se uma certa falta de disponibilidade interior-se assim podemos nos exprimir – falta de ‘fome’ e de ’sede’ Eucarística, por detrás da qual se esconde também a falta de uma adequada sensibilidade e compreensão da natureza do grande sacramento do amor”. (João Paulo II – O mistério e o culto da Santíssima Eucaristia -11).

RESUMO

(Catecismo da Igreja Católica nº 1417) – A Igreja recomenda vivamente aos fiéis que recebam a Santa comunhão toda vez que participam da celebração da Eucaristia, impõe-lhes a obrigação de comungar pelo menos uma vez por ano.

PARA REFLETIR

Quem comunga deve meditar na presença de Jesus, alimento da vida eterna. Por isso não faz sentido comungar e ir saindo da Igreja ou ficar, conversando e se distraindo com outras coisas. Cristo merece uma atenção especial como hóspede divino Deus vivo que acaba de entrar em nossa casa.

O jejum que precede a comunhão tem a intenção de favorecer a pessoa para que ela possa dar uma atenção maior a Jesus sacramentado.

ORAÇÃO

Senhor Jesus que dissestes: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até á vida eterna”(Jo 6,127).
Concedei-nos a graça de não nos deixarmos levar pela gula, pela busca desenfreada dos prazeres, pelo consumismo egoísta. Que a disciplina do jejum nos ajude a aceitar as privações da vida, a recolher o supérfluo sem desperdício e a repartir com generosidade e alegria.
Amém.

Fonte: sbjesus.com.br

2 comentários em “Jejum Eucarístico

  1. Marcos Felipe dos Santos Ferreira
    29 de dezembro de 2020

    Muito bom, Deus abençõe vocês por meio da Virgem Maria.

  2. Nanete
    23 de julho de 2014

    Gostei muito do documento a respeito do jejum eucarístico.Muito elucidativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado às 23 de julho de 2014 por em Religião e marcado , , , , .

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!