Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

11º Plano Pastoral da Arquidiocese de São Paulo

Arquidiocese de São Paulo

TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE


Apresentação

A Arquidiocese de São Paulo é a expressão da Igreja Católica Apostólica Romana na parte da cidade de São Paulo onde está localizada. Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Tantas poderiam ser as respostas, mas uma delas é a principal:

A Igreja está aqui para ser testemunha de Jesus Cristo e do Evangelho do Reino de Deus na grande cidade de São Paulo.

UMA IGREJA EM CAMINHO

(…) 5. São referências fundamentais para o 11° Plano de Pastoral a Palavra de Deus e o Catecismo da Igreja Católica, como pede o Papa Bento XVI na Carta Apostólica “Porta Fidei” (A Porta da Fé).

“A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade…” (DAp 386).

Desafios para a ação evangelizadora
(Uma Igreja a Caminho – Parte I)

(…) 32. Para responder aos desafios da secularização e do indiferentismo religioso que permeiam nossa época, urge despertar a fé de quantos não crêem e dos que abandonaram a fé, através da formação de evangelizadores para o kerygma, que torna atual o anúncio da salvação realizada por Jesus…

(…) 53. A constante migração de fiéis católicos para outros grupos religiosos, em busca de solução rápida para os seus dramas, ou para obter respostas mais consistentes à sua busca de fé, deve ser vista como um grande apelo à nossa Igreja para um maior empenho na formação dos fiéis na fé católica com base na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja, nas orientações da Igreja e no testemunho dos santos.

Somente com um autêntico e entusiasmado testemunho de fé, alimentado pela oração e sustentado pelo exemplo de tantos cristãos, que se tornaram santos, acompanhado de um renovado espírito missionário e capacidade de acolhida, é que nossas Comunidades poderão ajudar os que se encontram na dúvida e no cansaço a redescobrirem a beleza da fé católica.

(…) 56. A fragmentação e a fragilização dos valores humanos e cristãos levam a uma grave deterioração dos costumes. A honestidade pessoal e a moralidade pública vão se pautando pelos interesses pessoais ou de grupos, prescindindo do fundamento ético e moral sólido. A consciência moral é determinada, muitas vezes, pelos fortes apelos da mídia, onde prevalece o que é “politicamente correto”, sem o compromisso com a verdade e a justiça.

Para muitos, a palavra da Igreja, no que diz respeito à fé e à moral, soa como agressão ao individuo e sua liberdade. A vida humana passa a ser vista com olhar utilitarista, e o ser humano, ainda no ventre materno, já é desamparado e visto como mera e frágil possibilidade: sua dignidade e sua vida são banalizadas e ameaçadas por leis permissivas, como a legalização do aborto.

4. Fiel à vocação de evangelizar!

(…) 60. Diante do cenário desafiador em que se encontra a Igreja Católica na cidade, ela coloca sua fé e confiança no Senhor Ressuscitado, que jamais desampara os seus discípulos.

Se são numerosos os desafios, não são poucos os sinais de esperança, que levam a Igreja em São Paulo a abraçar com novo ardor sua vocação e missão!

Tendo consciência da sua missão de transmitir e dar um alicerce sólido à fé, a Igreja do Brasil destaca cinco urgências na evangelização, às quais a Arquidiocese de São Paulo acrescenta uma sexta, relacionada à juventude:

Primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão;

Segunda urgência: Igreja – casa da iniciação à vida cristã;

Terceira urgência: Igreja – comunidade animada pela Palavra de Deus;

Quarta urgência: Igreja – comunidade de comunidades;

Quinta urgência: Igreja a serviço da vida plena para todos;

Sexta urgência: A Igreja e a evangelização dos jovens.

…A Igreja e a evangelização dos jovens

(…) 103. “A evangelização da juventude interessa muito à Igreja e aos seus pastores. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga.

Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã” (Doc. 85 CNBB, p.5)

São Paulo, na festa do Apóstolo São Mateus, 21 de setembro de 2012

Cardeal Dom Odilo P. Scherer – Arcebispo de São Paulo


VIDE TAMBÉM

ÍNTEGRA: 11º Plano Pastoral da Arquidiocese de São Paulo

PROGRAMA: Discípulos e Missionários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado às 20 de maio de 2014 por em Religião e marcado , , , , , , .

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!