Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

A Fofoca e a Difamação

Papa FranciscoA Palavra do Pastor
+ Hélio Adelar Rubert
08/06/2013

O Papa Francisco está surpreendendo o mundo com suas pregações abordando assuntos práticos, concretos e bem fundamentados.

No dia 19 de maio último em sua exortação destacou que a fofoca e a inveja fazem muito mal à comunidade cristã e não se pode dizer somente a parte que nos convém.

O Papa Francisco faz sua reflexão partindo do episódio em que Pedro tinha se metido na vida de outro discípulo. Pedro se fez de “bisbilhoteiro”, como se diz vulgarmente.

O Papa comentou: “Como se fofoca na Igreja! Quanto fofocamos, nós cristãos! A fofoca é precisamente esfolar-se. É maltratar-se mutuamente. Como se se quisesse diminuir o outro. Em vez de eu crescer, faço que o outro seja diminuído e me sinto bem.

Isso não está bem! Parece agradável fofocar… Não sei porque, mas a pessoa se sente bem. Como uma bala de mel! Você come uma – Ah, que bom! – E depois outra, outra, outra, e ao final fica com dor de barriga. E por quê?
A fofoca é assim: é doce no começo e depois acaba contigo, acaba com a tua alma!

As fofocas são destrutivas na Igreja, são destrutivas… É um pouco como o espírito de Caim: matar o irmão, com a sua língua; matar o seu irmão!

Seguindo este caminho, – disse, – nos transformamos em cristãos de boas maneiras e maus hábitos”.
Mas como é que a fofoca se apresenta?

O Papa Francisco afirmou que fazemos três coisas:

1º) Desinformamos, isto é, falamos só a metade que nos convém. A outra metade não a dizemos porque não é conveniente para nós.

2º) Em segundo lugar está a difamação: quando uma pessoa realmente tem um defeito e errou. Então contamos… e a fama da pessoa acaba.

3ª) A terceira é a calúnia, i. é, dizer coisas que não são certas. Isto também é matar o irmão.

Todas essas três coisas – a desinformação, a difamação e a calúnia – são pecados. “Isso é dar um tapa em Jesus na pessoa dos seus filhos, dos seus irmãos”.

Disse ainda o Papa: “A fofoca não te fará bem, porque te levará a este espírito de destruição da Igreja. ‘Siga-me!’ É bonita esta frase de Jesus, que é tão clara, é tão amorosa conosco. Como se quisesse dizer: ‘Não façam fantasias, acreditando que a salvação está na comparação com os outros ou na fofoca. A salvação é ir atrás de mim’.

Seguir Jesus! Peçamos ao Senhor que nos dê esta graça de nunca meter-nos na vida dos outros, de nunca nos converter em cristãos de bons costumes e maus hábitos, de seguir a Jesus, para ir atrás de Jesus, no seu caminho. E isso é suficiente!” (Cfr ZENIT, 19/05/2013).

Na sua homília, o Papa Francisco lembrou um episódio na vida de Santa Terezinha, que se perguntava por que Jesus deu tanto para um e tão pouco para outro. A Irmã superiora pegou um dedal e um copo e os encheu de água. Depois perguntou para a Terezinha qual dos dois estava mais cheio. Terezinha respondeu: “Ambos estão cheios”.

“Jesus, disse o Papa, faz assim conosco. Não se importa se você é grande ou se é pequeno. Ele está interessado em que você esteja preenchido com o amor de Jesus”.

Que esta mensagem do Santo Padre nos ajude a viver a caridade no controle de nossa língua, do pensamento, dos julgamentos e da fala.

O cristão faz todo esforço para não difamar, não caluniar, não julgar, não invejar.
Assim se constrói a paz.

Colaboração: Pe. José Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado em 9 de junho de 2013 por em Religião.

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!