Eu por vezes me pergunto o que acontece conosco, cristãos? O que esperamos? No que nos motivamos e acreditamos?
Onde estamos? A quem pergunto sobre religião, escuto dizer, sou católico, mas não praticante… As missas são demoradas e cansativas… Será? Será que não estamos novamente culpando a nossa falta de tempo, ou criando outras prioridades? O que poderia ser mais importante do que DEUS?
Durante minhas leituras me deparei com uma matéria bastante interessante onde dizia: “Uma das causas do afastamento de Deus pelas pessoas é a sensação de que a vida cristã é triste e que as alegrias acontecem somente após a morte do corpo. Realmente, se os cristãos não tiverem esperança na alegria celestial, da alma após a morte, nada nos alegraria nesta terra.“
Será? Não, não pode ser assim e se for assim, estamos equivocados. Vamos acreditar que é sim na alegria que devemos viver…
Alegria é uma grande virtude e é através dela que vivemos melhor, nos traz esperança, renova nossa fé. Veja alguns dos benefícios da alegria e por que devemos ser alegre:
É bom para a saúde
“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”(Prov.17:22)
É mandamento de Deus
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Filipenses 4:4)
É contra a depressão
“No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer.”
Sobre a opinião médica sobre o assunto, a psicóloga Silvia Helena Cardoso, do Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Unicamp, diz que pelo meio do riso, o ser humano revela sua disposição em se aproximar. Ela admite que rir pouco pode trazer conseqüências sérias para o bem estar mental, físico e social. Em suma, a ciência vem confirmando a cada dia o dito popular “rir é o melhor remédio”.
Lembremos ainda que até Jesus Cristo, feito a imagem e semelhança de Deus, através de sua simpatia e bom humor reconhecidos em diversas passagens contadas nos Evangelhos, vivia em alegria, tem uma passagem que acredito que melhor expressa essa realidade é a passagem dos discípulos de Emaús, que andavam tristonhos pelo caminho, quando o Senhor glorioso e ressuscitado passa a caminhar com eles até seu destino, não sendo reconhecido, passa a “ingenuamente” perguntar-lhes sobre o ocorrido, foi um amável jogo. Ainda ameaçou continuar o caminho após a chegada no destino, fazendo os discípulos “cegos” insistirem para que ficasse, aquele amável ingênuo que estava alienado de fatos tão importantes. Este “ingênuo” era nada mais que o próprio Senhor a quem eles choravam pelo caminho. Leiam esta passagem com este olhar. ( Lucas 24, 13-33).
Por mais que te sintas o mais miserável de todos os pecadores, arrependa-te de teus pecados, chore-os. Mas de ti próprio, não chore, não se entristeça. Ri de contente, ri de humildade e recomece com ânimo maior que antes. O Senhor vive e está contigo!
“Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;” (1Pe 1:8)
Vamos viver no amor e alegria de Cristo? Só depende de você…
Fontes: blogscatolicos.blogspot.com.br, Bíblia Sagrada, segredodedavi.blogspot.com.br
Publicado por: Katia Dian
Comentários