Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Olhar do jeito de Jesus: com Misericórdia

Jovem e a BíbliaO acolhimento da Palavra de Deus, que entra pelos ouvidos e cai no coração, sempre provoca em nós uma conversão nova em direção a um Cristianismo mais autêntico. Por isso, hoje, vamos meditar o Evangelho de João 8,1-8 e deixar a Palavra entrar em nosso coração.

Os escribas e fariseus colocam, no meio da multidão, uma mulher que ninguém sabe seu nome nem sua história; entretanto, ela fica conhecida e rotulada somente pelo seu pecado: é uma adultera. O tempo todo, nós fazemos isso com as pessoas que convivem conosco, pois esquecemos quem são e só as enxergamos a partir do seu pior, do seu pecado, das suas fraquezas. Reduzimos a pessoa ao seu erro: o drogado, o ladrão, o assassino, o alcoólatra…

Diferente dos escribas e fariseus, nós vamos deixar o centro para colocarmos Jesus, e a partir de Seu exemplo, que ilumina nossas vidas, reaprendermos a enxergar os que estão ao nosso lado.

Quando pressionam Jesus para condenar essa mulher, que foi pega em um flagrante de adultério, o próprio Senhor nos ensina como devemos resolver problemas difíceis. Antes de dizer qualquer coisa, Ele “inclina-se para frente e escreve com o dedo na terra”. Ele fez isso duas vezes.

Esse gesto nos mostra a necessidade de pensarmos, refletirmos antes de falar e condenar as pessoas. Jesus inverte a cena. Tira a atenção da mulher acusada e provoca uma revisão de vida nos fariseus e escribas, os quais, um a um, vão deixando sozinhos Jesus e aquela mulher.

O Senhor se volta para a acusada e não a chama por seu pecado (o adultério), mas por aquilo que ela é: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”. Assim, Jesus separa a pessoa do seu pecado, enxerga com olhos de misericórdia a filha que errou, não deixa de amar por causa do erro. Em seguida, por amor, despede-se dela dando-lhe a ordem de não mais pecar: “Vai e não tornes a pecar”.

O tempo em que Jesus se inclinou para frente e escreveu no chão foi o momento necessário para que os fariseus e os escribas repensassem a postura de acusação que levaria a “adúltera” à morte, mas não salvaria a “mulher”.

Aprendamos com isso algo importante: antes de acusarmos os outros, olhemos para nossas próprias consciências como fizeram os escribas e fariseus para não atirarmos nos outros pedras que não podemos carregar.

Jesus não veio para defender o pecado, mas para salvar os pecadores; por isso Seu olhar de misericórdia sempre separa a pessoa do erro cometido. Deus nunca acolhe o pecado, e jamais abandona um filho apesar do seu pecado.

Jesus nos ensina a nos inclinarmos um pouco para enxergamos primeiro os irmãos, amá-los e, só depois, exortarmos a não mais pecar.

O silêncio e o recolhimento vão ajudá-lo, agora, a olhar sua própria consciência, à luz do Espírito Santo, para resgatar a imagem de filho de Deus separada dos seus pecados. Busque um sacerdote e faça uma boa confissão.

Padre Fabrício – Membro da Comunidade Canção Nova
Fonte: cancaonova.com

Colaboração: Germana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado às 26 de abril de 2013 por em Religião e marcado , , , , .

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!