Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Bento XVI anuncia renúncia como Papa

Papa Bento XVISegunda-feira, 11 de fevereiro de 2013, 09h21

Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira, 11, que vai renunciar à sua função como Papa no dia 28 de fevereiro.

Veja abaixo o texto integral do anúncio:

Caríssimos Irmãos,

“Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino.

Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado.

Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice.

Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus”.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

Bento XVI


Cardeal Braz de Aviz comenta renúncia de Bento XVI

Da Redação, com Rádio Vaticano

“O sentimento é de surpresa, muito grande”. Essas são as palavras do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, que estava presente no momento do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, realizado nesta segunda-feira, 11.

O Cardeal comentou que toda a sessão do Consistório, convocado para aprovar novos santos para a Igreja, foi feita em latim e, ao final da sessão, o Papa anunciou pessoalmente a notícia, que deixou Dom Aviz muito surpreso. “Eu inclusive consultei o cardeal que estava ao meu lado e disse: ‘O Papa está dizendo que ele está renunciando’? Porque não me parecia verdade. De fato, depois vimos que já estava confirmado e era isso mesmo que ele estava dizendo. Foi uma surpresa para todos nós porque esta atitude da renúncia não é uma atitude muito comum na Igreja”.

Mesmo diante da surpresa, o Cardeal acredita que Bento XVI fez uma avaliação e tomou tal atitude no conjunto da Igreja e para o bem da Igreja. Além disso, ele considerou a renúncia do Papa como um ato de “extrema humildade e amor à Igreja”.

“Nós acreditamos realmente que o Papa o fez por amor à Igreja, por amor à Sé de Pedro, e nós sabemos o quanto ele trabalhou, quanto ele está trabalhando e trabalhará até o dia 28 ainda nesse sentido”, disse.

Ele enfatizou que a surpresa tomou conta da sala onde estavam reunidos os cardeais, uma vez que todos só sabiam do consistório para os santos, e não da renúncia. Dom Aviz destacou ainda a beleza do gesto do Santo Padre em se dispor a continuar ajudando através de sua oração e testemunho.

“Isso é muito bonito da parte do Santo Padre. Da nossa parte, queremos pedir pela Igreja, pedir também pelo novo Conclave e pedir para que o Senhor dê a nós o Pontífice que ele pensou para este momento”, finalizou.


Cardeal D.Odilo Scherer agradece Pontificado de Bento XVI e pede orações pela eleição do novo Papa

COMUNICADO À IMPRENSA

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que se encontra em Roma para uma reunião, manifestou, como tantos, sua surpresa diante do inesperado anúncio de renúncia do Papa Bento XVI.

O Cardeal considerou esse gesto como um ato de grandeza, humildade e generosidade do Papa Bento XVI. No entanto, apesar de ser apenas o segundo caso de renúncia de um Papa, esta possibilidade está prevista no Direito Canônico, que contém as leis da Igreja.

Dom Odilo pediu que todos agradeçamos a Deus pela dedicação incansável do Papa ao bem da Igreja e da humanidade nesses quase 8 anos de fecundo e sábio pontificado e convidou a todos, desde já, a rezar ao Espírito Santo em vista da eleição do novo Papa, depois da renúncia de Bento XVI no dia 28 de fevereiro próximo.

Rafael Alberto
Secretário de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo


Vide biografia do Papa Bento XVI

Rezemos por sua Santidade o Papa Bento XVI e pela Santa Igreja de Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 por em Religião.

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!