Durante a quaresma deste ano de 2013, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social.
Fraternidade e Juventude é o tema e o lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: “Eis -me aqui, envia-me”!.
A juventude expressa jovialidade. A jovialidade pertence à juventude. Jovialidade vem de duas palavras: jovial e idade. “Idade” significa a essência, a força o vigor de alguma coisa. Jovialidade é, pois, o vigor, a essência do ser jovial.
Jovial vem de jovis. Jovis é o nome com que os gregos designavam a deus supremo, o deus da força do dia. Jovialidade expressa, assim, o sentido de vigor de Deus, força de Deus.
Portanto, é jovem não quele que tem idade nova, mas aquele que tem vigor de Deus. Do Deus que alegra a nossa juventude. Do Deus que é a vitalidade do nosso ser.
Jovialidade é o modo ser próprio de Deus. É jovem a pessoa que deixou tomar pelo modo próprio de Deus, pelo vigor de Deus: o amar sem medida, desmedidamente.
A Igreja, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e ao mesmo tempo, como missão.
O Evangelho é nossa vida, nossa existência. A CF é um convite para nos convertermos e irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.
A Campanha da Fraternidade já anuncia a JMJ. Ao assumir como lema o espírito missionário da JMJ indicado pelo Santo Padre Bento XVI, Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28,19), almejamos que todos os jovens sejam verdadeiros missionários em nossa Igreja.
Jovens evangelizando jovens: Eis-me aqui, envia-me! Jovens também colocando-se a serviço da evangelização, através dos novos meios de comunicação.
Vivendo e testemunhando a graça e a beleza de ser cristãos. Beleza, porque são partícipes da vida do Reino e, por isso, são todos tomados por Deus que alegra a nossa juventude.
Fonte: Texto-Base da CF 2013 – Don Leonardo Ulrich de Hipona
Participação: Pe. José Teles de Deus, sdc
Comentários