Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

Momento de Reflexão com Pe. José Teles 02

RiquezaO REINO É DOM E PARTILHA. 

O texto do Evangelho (Jo 10,17-30) apresenta o episódio do jovem rico, oportunidade especial para Jesus esclarecer qual a relação que seus seguidores devem ter com os bens materiais.

Um jovem rico se prostra diante de Jesus e lhe pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” O Jovem não fala de “conquistar, merecer, ter direito”, mas de “herdar” a vida eterna. A herança não se ganha, não se recebe como prêmio, como remuneração por um trabalho, mas é dada gratuitamente.

Embora o jovem rico tenha entendido que a vida eterna é uma herança ele pergunta a Jesus: “O que devo fazer?”   Entendeu que não deve somente esperar, que pode abandonar-se  à ociosidade, à vida depravada, aos vícios, à imoralidade e tranquilizar-se com o pensamento de que, ao final, receberá da mesma forma a herança.

Mas, afinal, as boas obras são ou não são eficazes para nos adquirir méritos para o céu? Se no fim a herança é concedida a todos, de que adianta manter um comportamento?

Como resposta Jesus o estimula a observar os mandamentos. Muitos cristãos pensam que os mandamentos sejam uma prova, à qual o Senhor submete os homens para testar a sua fidelidade.

A lei de Deus não é um exame severo, mas é a palavra de um Pai devotado que sinaliza para os filhos o caminho da  liberdade e da felicidade. Quem os observa não merece qualquer recompensa; deve somente agradecer ao Senhor por ter-lhe permitido descobrir o caminho da vida.

E os que erram o caminho? Já agora são infelizes. Destroem a própria vida e a dos outros. Mas em compensação, se divertem! Em parte, sim, pode até acontecer, mas não vivem em paz nem consigo mesmo, nem com Deus, nem com os outros, nem com o mundo: portanto, não são felizes.

O pecado não é algo a mais, mas algo a menos. Não é uma vantagem, mas um prejuízo; não é uma esperteza, mas uma armadilha para quem o pratica.

O bem cumprido é prêmio para si mesmo, como o mal é um castigo para quem o pratica.

Jesus não acrescenta qualquer outro preceito aos dez mandamentos; simplesmente propõe aderir a uma mentalidade completamente nova, pede a renúncia a qualquer uso egoísta não só do dinheiro, mas de todos os bens.

Não é possível tornar-se discípulo se o coração não estiver desprendido de tudo o que possui: sucesso, diplomas, objetos, amigos influentes, honras, posição de prestígio…

Não se trata de uma convocação para desprazer, ou, pior ainda, para destruir ou amaldiçoar os bens deste mundo, mas uma inspiração para usá-los de uma forma correta, para valorizá-los, no plano de Deus a serviço de quem se encontra necessitado.

Jesus não condena a riqueza, mas a ansiedade de acumular fortunas de forma gananciosa. O ideal do cristão não é a pobreza, a fome, a nudez, mas a divisão fraterna dos bens que Deus pôs a disposição de todos. Pecado não é ficar rico, mas ficar rico só para si.

O jovem rico afasta-se de Jesus angustiado porque não tem coragem de desapegar-se dos bens. Não consegue entender que o coração do homem foi criado para o amor infinito e enquanto permanecer escravo das coisas materiais só lhe restam o desencanto e a infelicidade.

Quanto mais riquezas alguém possui, mais forte se faz sentir a tentação de amarrar o próprio coração aos próprios tesouros, a ponto de se tornarem um obstáculo quase insuperável para quem pretende entrar no Reino dos céus.

“É mais fácil – ensina Jesus – passar o camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar o rico no Reino de Deus”

O desprendimento de tudo o que se possui exige um ato de generosidade tão grande que só mesmo um milagre de Deus nos permite realizá-lo.

Deus abençoe a todos.   Pe. José.

Fonte:  Celebrando a Palavra – Fernando Armellini – Ed. Ave Maria

Um comentário em “Momento de Reflexão com Pe. José Teles 02

  1. Fabio Menegasso
    16 de outubro de 2012

    Padre, vai servir como texto para os pais da Catequese Familiar. Muito esclarecedor e didático. Parabéns.

    • jteles123
      17 de outubro de 2012

      Obrigado Fabio pelo apoio, espero que de fato sejam esclarecedores e ajude as pessoas a serem seguidoras de Jesus Cristo. Um abraço Pe. José.

  2. Bete
    16 de outubro de 2012

    Pe. José, este texto do Evangelho ganhou um significado mais amplo para mim, trouxe coisas novas! Obrigada!
    Que Deus continue abençoando-o!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado em 15 de outubro de 2012 por em Religião.

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!