Faça o melhor, faça o possível e verá que as palavras ditas em Provérbios 22:6 são a mais pura verdade: “Ensina o menino no caminho que deve andar e mesmo quando envelhecer não se afastará dele”.
Não sei exatamente quando compreendi o verdadeiro significado do Natal, mas me lembro que na minha infância, antes de ganharmos presentes e participarmos da ceia farta de comidas gostosas e doces, sempre tínhamos uma apresentação, uma mensagem do meu avô, tios ou pai sobre o nascimento de Jesus Cristo e o significado do Natal.
Quando formei minha própria família, procurei seguir os ensinamentos de meus pais e sempre mostrei a meus filhos que Natal é muito mais do que ganhar presentes e fazer festa.
Porém, já conheci pessoas que não tiveram a mesma formação e no Natal acabam se envolvendo somente na festa, com as compras ou se deprimem por não reconhecer que Cristo veio à terra e sofreu as dores da carne para nos salvar do afastamento permanente de Deus, e que estamos aqui para sermos felizes.
A sugestão desse tema traz ideias e dicas para que você possa ensinar seus filhos, sobrinhos, irmãos e outras crianças com quem tenha contato como alunos, amigos e vizinhos de que o Natal não é só comércio, mas que é principalmente um momento de reflexão sobre a convivência na sociedade familiar, profissional, estudantil ou social.
É momento de colocar em prática os conceitos que o cristianismo prega como: caridade, solidariedade, amor, amizade, respeito, fraternidade, entre tantos outros que são a verdadeira essência dessa comemoração.
Dicas para ensinar as crianças:
Seja exemplo – Não queira que a criança aprenda algo se você não mostrar a ela através de ações. Se você quer que ela aprenda que o Natal é momento de demonstrar mais amor, então demonstre amor. Um ato fala mais que mil palavras.
Aproveite os momentos – Hoje em dia, cada vez mais cedo o comércio dá início às propagandas para o Natal, lembrando que o mesmo está chegando. Assim que a criança perceber a movimentação, aproveite para começar a direcionar sua atenção para o objetivo de ensinar sobre o verdadeiro significado do Natal. Não deixe somente para a mensagem da ceia, prepare a criança para o dia especial.
Promova oportunidades – Você não precisa esperar até a época do Natal para falar sobre o assunto, afinal de contas não devemos ser sensíveis aos sentimentos que o Natal promove somente em Dezembro.
Calendário de datas – Prepare um calendário de datas significativas para a criança durante o ano e deixe em local visível para que ela saiba como deve se preparar para cada uma delas. Como por exemplo: metas, designações e tarefas que, em acordo, tenham definido para que o dia esperado seja um momento especial.
Atividades preparatórias – Durante o ano encontre momentos para ensinar a criança sobre o significado do Natal. Dependendo da idade dela você pode fazer isso aos poucos, trabalhar um tópico diferente por mês ou ano, como por exemplo, a história do bebê Jesus. Como Jesus era quando criança, depois em seu ministério e enfim a expiação.
Feedback – Esta atividade é para você avaliar o que a criança tem assimilado sobre o significado do Natal. Peça que ela faça desenhos ou escreva um texto sobre um episódio da vida de Jesus ou o significado do seu nascimento. Observe os comentários que ela fará ao apresentar. Esse momento também pode ser para reforçar algum ponto que a criança ainda não entendeu ou do qual precisa mais detalhes. Os resultados dessa atividade servirão como norteador para você preparar outras atividades antes do Natal.
Cinema em casa – Uma atividade prática e que proporciona muito aprendizado é preparar um cinema em casa. Escolha uma data para a sessão de cinema, escolha um filme que fale sobre o Natal e que esteja de acordo com os princípios que você quer que a criança assimile. Cuide para que seja de linguagem adequada à faixa etária dela. Faça um cartaz e sugira que ela convide amigos para a atividade. Faça pipoca, suco e docinhos para o momento do cinema. Após o filme converse com as crianças sobre o que entenderam, como podem aplicar em suas vidas e a relação com o verdadeiro significado do Natal.
Preparando o Natal – Algum tempo antes da chegada do Natal, planeje ter um tempo com as crianças para prepararem juntos uma lista de pessoas em necessidade, famílias conhecidas ou não. Peça que as crianças avaliem as necessidades que identificam no cenário em que essas pessoas vivem e conduza para que elas sugiram ações beneficentes para praticar o que aprenderam sobre o verdadeiro significado do Natal. Envolva as crianças nas ações e preparativos. Inclusive que doem um brinquedo ou peça de roupa que gostam para um dos escolhidos.
Leve em consideração a faixa etária das crianças para preparar as atividades. Não espere retorno imediato ou de forma concreta, pois o lúdico é sempre a melhor forma de ensinar e avaliar o aprendizado da criança.
Relembrando que o exemplo é a melhor forma de ensinar algo, certifique-se de que poderá participar das ações que pretende oferecer como meio de aprendizagem. Organize-se para dispor seu tempo e atenção às atividades.
As crianças são seres preciosos que precisam de apoio e condução para se tornar um adulto sensato que não perca sua inocência e singularidade.
Faça o melhor, faça o possível e verá que as palavras ditas em Provérbios 22:6 são a mais pura verdade: “Ensina o menino no caminho que deve andar e mesmo quando envelhecer não se afastará dele”.
Irmãos, buscai na humildade a vossa riqueza, pois é lá que ela está, não a encontrareis nos palácios – há não ser o que está edificado no vosso coração – nem nas mãos de estrondosos ditadores, ela, a riqueza, está no sorriso dos simples que amam a Deus.
Menino Deus, vinde a nós! Recolha-se em nosso coração. Queremos a Vós, queremos nos entregar à Vós para termos a felicidade, alcançando a sabedoria de sempre buscar a Deus, mesmo nos momentos em que a cegueira nos toma.
A todos, um Santo, Feliz e Abençoado Natal e Ano Novo!!!
Fontes: acaminhodasantidade.wordpress.com e familia.com.br
Comentários