Histórico da Vida de Imã Olga Voss
(21/07/1944 – 13/10/2017)
Imã Olga Nasceu em Criciúma, Santa Catarina, no dia 21 de julho de 1944 em uma família de 11 irmãos. Foi batizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Forquilhinha, no dia 22 de julho de 1944. Passou a maior parte de sua infância em Pinheiral.
Irmã Olga herdou dos pais Elisabete e Augusto a fé cristã e o compromisso assíduo com a comunidade. Fez sua Primeira Comunhão na Paróquia São José, Pinheiral, e Crisma na Paróquia São Marcos, Diocese de Tubarão. Mais tarde a família mudou-se para São Roque, Município de Medianeira, Paraná.
Na caminhada do dia-a-dia ela foi descobrindo sua vocação através das orações e busca constate de vida cristã com a família. Naquela época já se fazia Campanha Vocacional nas Paróquias, na qual sentiu o chamado do Senhor.
Quando falou à família que iria ser freira, o pai logo respondeu: ”freira para sempre”. Assim, em 12 de março de 1967 ela foi recebida na Congregação das Irmãs Paroquiais de São Francisco – em Nilópolis, RJ – onde emitiu seus primeiros compromissos. Na ocasião, Frei Ático, fundador da Congregação e tio de Irmã Olga, era pároco da atual Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Ali ela iniciou sua missão. No ano de 1970 a Congregação mudou-se para São Paulo.
Em São Paulo, irmã Olga trabalhou em várias Paróquias: Osasco – Paróquia Santa Gema, Vila Mazzei – Paróquia Santo Antonio, Vila Guilherme – Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, Sorocaba – Paróquia Santa Rita de Cássia, Vila Rosa – Comunidade Santa Rosa de Lima, Pintópolis – Paróquia Nossa Senhora da A’badia, voltando para a Vila Rosa, sempre trabalhando com simplicidade, humildade e fidelidade ao Senhor, ao qual consagrou a sua vida.
Os exemplos deixados…
A Irmã Olga deixou-nos seu exemplo de sinceridade, de cuidado com a casa de Deus, de oração diária do Santo Terço, de presença assídua na participação da Santa Missa e da recepção frequente da Santa Eucaristia.
Em seu jubileu de ouro, teve um grande coração, capaz de perdoar e pedir perdão, algo que jamais esqueceremos.
Todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com nossa Irmã Olga sentiremos a sua ausência, mas com alegria a entregamos ao Senhor pelas mãos da Imaculada sempre Virgem Maria, agradecendo por sua Missão e pelos 50 anos de Consagração Religiosa Franciscana que completou, pedindo a Deus que acolha-a em Sua morada eterna, onde repousará nos braços do Pai.
Que Nossa Senhora (Aparecida – 300 anos / Fátima – 100 anos)
e São Francisco de Assis intercedam a Deus
pela alma da Irmã Olga Voss e por todos nós.
Com saudades…
Comunidade Santa Rosa de Lima
(Sl. 16,34)
“Irmã Olga nos ensinou a lutar até o fim, com todas as energias, para superarmos as dificuldades de nossa vida”.
“Amiga, corajosa e sempre presente.
Seu exemplo de humildade, na grandeza do gesto de pedir perdão, sempre estará em nossos corações…”“Amor e saudades…”
Irmãs Paroquiais de São Francisco
Comentários