“São vocês que devem reformar a Igreja. Vocês, os fiéis, as suas famílias. Vocês devem ser santos. Vocês devem ensinar a fé aos seus filhos. Vocês devem inspirar os sacerdotes“
Mons. Athanasius Schneider — OnePeterFive | Tradução: Sensus fidei.
E por que eu falo do mundo vindouro? A partir daqui este mistério faz a terra tornar-se o céu. Abre apenas uma vez as portas do céu e olha para dentro; não, prefiro não o céu, mas o céu dos céus; e então você poderá olhar sobre o que estou tentando falar. Porque este é o mais precioso de tudo o que existe, isto lhe mostrará a mentira que jaz sobre a terra. Pois o que há de mais glorioso nos palácios reais não são as paredes ou os tetos de ouro, mas a pessoa do rei sentada no trono; assim também no céu o Corpo do Rei. Mas aqui você tem a oportunidade de olhar isto aqui mesmo sobre a terra. Eu não mostro, pois, os anjos ou arcanjos, nem os céus ou o céu dos céus. Mas eu lhe mostro o verdadeiro Senhor e Dono de tudo isto.
São João Crisóstomo, Homilia na 1ª carta aos Coríntios citado em Dominus est por Mons. Athanasius Schneider, p.34
Em 14 de Fevereiro de 2015, o Bispo de Astana, Cazaquistão, Mons. Athanasius Schneider foi patrocinado pelo Instituto Paulino para dar uma palestra em Washington, DC. Durante a palestra ele propôs ações concretas essenciais — dez elementos que devem ser implementadas para acompanhar a renovação litúrgica.
Como assistente fiquei impressionado outra vez pela preocupação de Sua Excelência pela reverência e piedade no culto católico. Eu gostaria de oferecer meu próprio resumo sobre os principais temas devido as suas ideias profundas.
O bispo disse que sempre, mesmo desde os tempos apostólicos, a Igreja tem buscado uma liturgia sagrada, e isso só é conseguido através da ação do Espírito Santo, o único através do qual se pode verdadeiramente adorar a Cristo. Gestos exteriores de adoração que expressam a reverência interior são vitais no contexto da liturgia. Assim como reverências, genuflexões, prostrações e coisas deste estilo. Sua Excelência citou os escritos de São João Crisóstomo sobre a liturgia, com especial enfoque sobre o seguinte tema: “A liturgia da Igreja é uma participação na liturgia celeste dos anjos e deve ser modelada sobre ela” .
A nação da liturgia celeste, e nossa participação no Santo Sacrifício da Missa, oferece alguma perspectiva para alguns de nós que às vezes somos tentados a tomar por assumido o incrível milagre em nosso meio. A realidade é que cada igreja católica é, em si mesma, um lugar onde moram os anjos, os arcanjos, o Reino de Deus, e o próprio Deus celestial. Se fôssemos capazes de alguma maneira sermos transportados para a liturgia celestial, não ousaríamos falar nem mesmo com aqueles que conhecemos e amamos. Quando estamos em uma igreja, devemos, em vez disso falar em voz baixa, e somente sobre coisas sagradas.
Na igreja primitiva, o altar e as outras coisas sagradas foram mantidos fora por respeito para com o sagrado mistério em que cada qual desempenhava seu papel. Nunca houve, ao contrário do que as pessoas acreditam hoje, uma celebração versus populum da Missa (sacerdote voltado para o povo), ou uma prática estendida de receber a Comunhão na mão. Na liturgia, tanto o sacerdote quanto o povo olhavam juntos em direção a Deus.
Quando celebramos a liturgia, é o mesmo Deus quem deve estar ao centro. O Deus encarnado. Cristo. Ninguém mais. Nem mesmo o sacerdote que atua em seu lugar.
Empobrece a liturgia quando reduzimos os gestos de adoração. Qualquer renovação litúrgica deve restaurar isto e trazer um caráter mais Cristocêntrico e transcendental à liturgia terrena que é recordação da liturgia angelical.
Dom Schneider oferece esses dez pontos para implementar o que ele considera fundamentais para a renovação litúrgica:
Aqui há uma grande quantidade de matéria. Cada um desses dez pontos parece, pelo menos para mim, indispensável em nossa busca do culto verdadeiramente reverente em nossas igrejas. Nenhum desses pontos é incompatível com qualquer liturgia antiga da Igreja ou, talvez mais importante, com a liturgia imaginada pelos Padres conciliares na Constituição Sacrosanctum Concilium.
Seria uma tremenda bênção se mais bispos tomassem estes dez pontos como diretrizes essenciais para a liturgia em suas dioceses. Convido você a enviá-los a seu próprio bispo para a sua consideração.
Tive também a oportunidade de conhecer brevemente o senhor bispo na conclusão do seu discurso. Quando lhe agradeci por sua liderança em um momento em que parece que muitos dos nossos pastores não estão anunciando com vozes claras os ensinamentos da Igreja, ele me disse: “É você quem deve fazer isso. Vocês, os fiéis, as suas famílias. Vocês devem ser santos. Vocês devem ensinar a fé aos seus filhos. Vocês devem inspirar os sacerdotes“.
Sobre o tema das vocações, ele disse que devemos oferecer os nossos filhos a Deus, se quisermos que eles recebam um chamado da parte de Deus. Parece que com este conselho – juntamente com as sugestões concretas que anteriormente ofereceu em seu artigo publicado no início deste ano – ele está nos chamando, os leigos, para começar uma revolução de santidade, se quisermos reformar a Igreja.
Parece que começamos.
Fonte: sensusfidei.com.br
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