O Segundo vídeo desse encontro com a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema: Casa comum nossa responsabilidade circunda a temática da Terra e da Água.
Como moradores da Vila Rosa, pecebemos todos os dias um caos formado pela contrução do então Rodoanel que estava previsto para ser terminado neste mês. Qual o nosso papel diante disso? Qual o impacto que essas mudanças e avanços necessários para nossa cidade pode causar?
Recentemente também vimos nossa rua ser rasgada por conta dessa construção. Diante deste cenário, nosso bairro entrou em alerta por conta de uma forte chuva que impactou diretamente casas próximas ao Rodoanel, com o rompimento de uma Adutora. Preservamos o vídeo da Campanha onde mostra a realidade das populações indígenas do Amazonas e fizemos esse paralelo.
Qual o nosso dever como cristãos para a nossa casa comum?
Vale a pena refletir.
Colaboração: Tamiris Ferreira (Jovens)
O QUE É A QUARESMA?
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
Fonte: acidigital.com
Comentários