A Basílica de São João de Latrão (em italiano: San Giovanni in Laterano), localizada na Praça Giovanni Paolo II em Roma, é a Catedral do Bispo de Roma: o Papa. Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador) e é considerada a “mãe” de todas as Igrejas do mundo.
A Igreja católica decidiu dedicar-lhe todos os anos o dia santo de 9 de Novembro, como forma de celebrar a unidade e o respeito para com a Sé Romana .
Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as Igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Tem o título honorífico de Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput (Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo).
É uma das quatro basílicas patriarcais de Roma. As três outras, também caracterizadas com uma Porta Santa e um Altar Papal, são:
– a Basílica Vaticana, que manifesta a igreja apostólica fundada sobre o apóstolo Pedro;
– a Basílica Ostiense, que manifesta a igreja católica fundada sobre a missão de Paulo;
– a Basílica Liberiana, ou Mariana que manifesta a igreja santa gerada com Cristo de Maria.
Vinte e um papas da Igreja Católica estão sepultados na Basílica de São João de Latrão.
Tempo de Constantino
A basílica foi fundada por Constantino I, o primeiro imperador cristão, para ser a principal igreja de Roma, era a única dentre as três grandes basílicas construídas que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade e por isto serviu de catedral.
A Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo Extramuros situavam-se sobre os túmulos dos apóstolos, do lado externo da muralha.
A dedicação oficial do Palácio Laterano e Basílica foi presidida pelo Papa Silvestre I em 324, declarando ambos Domus Dei ou “Casa de Deus”. Inicialmente dedicada ao Salvador, Basilica Salvatoris, posteriormente dedicada também a São João Batista e São João Evangelista.
A Basílica de São João de Latrão é propriedade do Vaticano, embora fique situada fora dos limites da cidade-estado.
Obs.: O Vaticano é um Estado independente, de regime monárquico, governado pelo Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana. De acordo com o Tratado de Latrão, certas propriedades da Santa Sé, apesar de não fazerem parte do território da Cidade Estado do Vaticano (Status Civitatis Vaticanæ), gozam do privilégio da extraterritorialidade (e.g. Basílicas Maiores, Cúria Romanae escritórios diocesanos, Castelo Gandolfo).
Fonte: pt.wikipedia.org
Comentários