Pe. Tiago Boufleur: Homilia do 21º Domingo do Tempo Comum
(24 de agosto de 2014)
O SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS
I – A Páscoa de Cristo e a Unção dos enfermos
Quando Jesus ressuscita, Ele vence o pecado e as suas consequências (a morte e o sofrimento físico e espiritual). Esta vitória, que já é plena no Céu, pode já ser antecipada aos membros sofredores de seu Corpo. Através do Sacramento da Unção dos Enfermos o doente está unido em seu sofrimento ao Cristo com quatro razões: receber a força do Espírito Santo que o fortalece em sua fé; se unir à Paixão de Jesus, participando de sua obra salvífica; interceder pela santificação dos outros membros da Igreja através de seus sofrimentos; e, se for o caso, se preparar para a entrada definitiva e plena na vitória Pascal de Cristo.
II – Quem pode receber este Sacramento
Antes do Concílio Vaticano II, o Sacramento da Unção era ministrado apenas aos enfermos em vias de falecer. Por isso, este Sacramento já se chamou Extrema Unção.Agora, na ocasião de uma doença grave, de uma debilidade física ou da velhice, todo fiel que, tendo alcançado o uso da razão, pode pedir ao sacerdote a Sagrada Unção.
III – A Estrutura do Sacramento
Em sua celebração a Unção dos Enfermos apresenta leituras da Bíblia que podem iluminar a relação do doente, dos familiares e dos cuidadores com Deus. O rito sacramental mesmo se compõe de dois momentos: a imposição das mãos e a unção com o óleo. Quando o ministro (padre ou bispo) impõe as mãos sobre o doente está realizando um gesto epiclético, ou seja, está invocando sobre o doente a força do Espírito Santo. Durante a imposição todos devem guardar silêncio.
O óleo que unge a fronte e as mãos do doente é consagrado na quinta-feira da Semana Santa. Isto revela a íntima relação entre o Cristo Ungido para enfrentar a Paixão e a Morte e o doente ungido para enfrentar a enfermidade.
No momento da referida unção o ministro diz:
“Por esta santa unção e pela sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos”.
Fonte: arqrio.org
ORAÇÃO POR UM ENFERMO (Santo Afonso)
Senhor, Deus Onipotente e Misericordioso, salvação eterna dos que em Vós creem, ouvi as orações que Vos dirigimos pelo Vosso servo (dizer nome do enfermo), que está enfermo.
Para ele imploramos o socorro da Vossa Misericórdia, a fim de que, restabelecido, venha de novo ao Vosso templo render-Vos as suas ações de graças.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém!
Comentários