Voluntários estrangeiros preparam almoços para haitianos reunidos na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Centro de São Paulo.
Imigrantes vieram do Acre e estão em situação precária em Igreja no Centro. Na quinta (24/04/2014), chilenos cozinharam; nesta sexta será a vez de bolivianos.
Nas últimas duas semanas, a Igreja recebeu levas de imigrantes do Haiti vindos do Acre, depois que a enchente do Rio Madeira tornou difícil a permanência deles no estado.
Os padres explicam que, inicialmente, o combinado com o Acre seria de estabelecer um ponto de apoio no Terminal da Barra Funda, na Zona Oeste, para que os imigrantes seguissem para cidades da região Sul do país pudessem ter algum ponto de referência com tradutor.
Porém, sem dinheiro, pelos menos 500 deles chegaram a pedir abrigo na paróquia -tradicional ponto de acolhida da comunidade latinoamericana no Centro de São Paulo, na Rua do Glicério. Cerca de 90 dormiram de forma improvisada no salão do templo.
Muitos contam apenas com o auxílio da Igreja para se alimentar, como é o caso de Dieufils Santime, de 34 anos.
“Quando o padre não dá comida eu fico com fome. Cheguei a ficar três dias sem comer.”
Santime aguarda ansiosamente a emissão de sua carteira de trabalho, que deve acontecer nesta sexta. “Depois que eu tiver o documento, eu vou para onde tiver trabalho.”
Na quarta, um grupo de italianos da região do Veneto doou marmitex para alimentar os recém-chegados.
O Padre Paolo, da Missão Paz, diz que a Igreja precisa de doações de carne, cobertores e produtos de limpeza para continuar acolhendo os imigrantes haitianos.
A administração municipal irá fornecer colchões e a janta.
Na quinta-feira, um grupo de empresários de diferentes setores visitou o abrigo improvisado e contratou pelo menos 32 pessoas para trabalhar em uma granja, em condomínios, na construção civil e em uma confecção.
DOAÇÕES:
Igreja Nossa Senhora da Paz, Rua do Glicério, 225 – Liberdade
Telefone: 3340-6050
Artigo completo: Voluntários estrangeiros preparam almoços para haitianos em SP
Fonte: g1.globo.com
Comentários