CIDADE DO VATICANO, 5 Jul (Reuters) – O papa João Paulo II será santificado, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira, dizendo que o papa Francisco aprovou um segundo milagre atribuído ao pontífice polonês que liderou a Igreja Católica Romana de 1978 a 2005.
O Vaticano afirmou ainda que o papa João 23, que pontificou de 1958 a 1963 e convocou o Concílio Vaticano 2º, que modernizou a Igreja, também será santificado.
Datas para as cerimônias de canonização não foram imediatamente anunciadas, mas o Vaticano afirmou que devem acontecer até o fim do ano.
João Paulo 2º já era visto como responsável por interceder junto a Deus pela cura da freira francesa Marie Simon-Pierre Normand, vítima do mal de Parkinson. Esse milagre havia garantido sua beatificação em 2011.
Pelas regras do Vaticano, a canonização exige dois milagres comprovados pelas autoridades eclesiásticas.
O segundo deles foi a cura inexplicável de uma costarriquenha que rezou por João Paulo 2º no dia de sua beatificação. Detalhes deste milagre devem ser anunciados nesta sexta-feira na Costa Rica.
No caso de João 23, que era conhecido como “o papa bom”, Francisco o dispensou das regras que exigem um segundo milagre após a beatificação, segundo o porta-voz pontifício Federico Lombardi. O italiano já havia sido beatificado em 2000.
(Reportagem de Philip Pullella)
Comentários