Todos ouvimos dizer que o Papa Emérito Bento XVI convocou a todos para uma reflexão.
Mas, o que realmente ele espera com esta proposta?
São muitas as dúvida e buscamos aqui, tentar esclarecer.
1. O QUE É O ANO DA FÉ?
O Ano da Fé “é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta Fidei, 6).
2. QUANDO SE INICIA E QUANDO TERMINA?
Inicia-se a 11 de outubro de 2012 e terminará a 24 de novembro de 2013.
3. POR QUE NESSAS DATAS?
Em 11 de outubro coincidem dois aniversários: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento, em 24 de novembro, será a solenidade de Cristo Rei.
4. PORQUE É QUE O PAPA CONVOCOU ESTE ANO?”
Enquanto que no passado era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas”. Por isso, o Papa convida para uma “autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”.
O objetivo principal deste ano é que cada cristão “possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”.
5. QUAIS MEIOS ASSINALOU O SANTO PADRE?
Como expos no Motu Proprio “Porta Fidei”: Intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia; dar testemunho da própria fé; e redescobrir os conteúdos da própria fé, expostos principalmente no Catecismo.
6. ONDE TERÁ LUGAR?
Como disse Bento XVI, o alcance será universal. “Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre.
Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo”.
7. O QUE É A FÉ?
A Fé é algo intangível, algumas pessoas somente sabem que tem e outras encaram como incompreensível, em alguns estudos como o do Padre José Honório que desmistificou esse pensamento e diz que a “Fé não significa que a gente não possa entender.
O mistério ‘fidei’ é inteligível, porém ele não se esgota numa simples explicação ou num simples dogma. Ele sempre se revela novo, aberto aos desafios de hoje em que o ser humano, o cristão é chamado a viver. Estar no mundo e, a partir da sua fé, transformar as realidades de morte em esperança e salvação”, explicou.
Ele ainda acredita que a fé passa por uma crise hoje, e até mesmo, uma descrença. Ele foi enfático ao dizer que a fé deve ocupar um lugar de destaque pelo fato de ser adquirida por meio de alguém que fala, sobretudo, através de testemunhos e que a autêntica vivência da fé e o verdadeiro apostolado da missão devem ser despertados nos irmãos.
8. DE QUE FORMA PODEMOS FAZER ISSO? COMO PODEMOS MANIFESTAR A NOSSA FÉ NOS DIAS DE HOJE?
Através de leituras bíblicas, orações e de forma prática, participando ativamente na sua comunidade através de obras sociais, ajudando ao próximo sendo que desta forma podemos como Cristo, crescermos e amadurecermos a nossa fé.
É sempre possível fazermos mais…
Quem está dispsto a renovar a sua Fé?
Publicado por: Katia Dian
Fontes de Referência: bastelli.blogspot.com.br e paroquiascj.org.br
Muito bom!