Aos estimados Bispos Auxiliares,
Ao clero e aos religiosos/as
e a todos os leigos/as da Arquidiocese de São Paulo
Nossa Igreja vive momentos de intensa alegria! No segundo dia do Conclave, foi eleito o novo Papa. Francisco é seu nome, em memória de São Francisco de Assis. Até agora, ele era o arcebispo de Buenos Aires, na Argentina. Daqui por diante será o Bispo de Roma e Sumo Pontífice de toda a Igreja Católica. É o primeiro papa não europeu, um papa latino-americano, e também o primeiro papa jesuíta. Tem grande coração de pastor e a escolha de seu nome – Francisco – é muito indicativa: escolha de Deus acima de tudo, simplicidade, fraternidade, amor aos pequenos e pobres, bondade, missionariedade…
Alegremo-nos todos! Agradeçamos a Deus pelo novo Pastor universal da Igreja! No Ano da Fé, Deus está nos dando muitos sinais de esperança e chamados para a renovação da nossa fé.
Que o Espírito Santo inspire sempre as decisões do novo Papa, fortaleça-o no governo da Igreja, como Pastor universal visível do rebanho do Supremo Pastor. Que nos conforme na fé dos apóstolos e dos santos, como Santo Inácio de Loyola e São Francisco de Assis. Nossa Igreja é bonita pelo que tem de divino. Deixemo-nos santificar pelo Santo que nela habita e a conduz.
Convido todos a acompenharem com sua intensa oração, desde agora, o papa Francisco. A Missa de inauguração do seu Pontificado será celebrada no dia 19 d emarço, outro momento significativo: São José é Patrono universal da Igreja. Que ele interceda pelo Papa Francisco epor toda a “família de Jesus” – a Igreja e a humanidade inteira.
Deus abençoe e guarde a todos e sua paz e alegria. Até breve, em São Paulo
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Vide abaixo, carta de Dom Tarcísio Scaramussa, SDB – Vigário Geral:
Colaboração: Pe. José Teles
Comentários