Igreja já tem um novo Papa!
15h25: Após cerca de 40 minutos, o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro para dar a bênção Urbi et Orbi ( à Cidade de Roma e ao Mundo), sua primeira bênção.
15h23: Logo depois, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, protodiácono deste conclave, dirige-se à sacada principal da Basílica de São Pedro para fazer o anúncio “Habemus Papam!”, seguido do sobrenome do cardeal eleito para assumir o trono de São Pedro.
15h22: Na volta, é lida uma passagem do Evangelho ligada à figura do papa, com uma breve oração. Os cardeais lhe prestam homenagem e cada um deles se ajoelha aos pés do novo pontífice e lhe promete obediência.
15h20: Agora, o novo papa dirige-se à Sala das Lágrimas, anexa à Capela Sistina, e recebe as vestes (batina branca) de romano pontífice.
15h19: Após a contagem dos votos, o cardeal que preside a eleição perguntou ao escolhido, em latim, se ele aceitava ser papa e ele disse sim, por isso a fumaça branca.
15h18: Para ser eleito, o novo papa teve de receber mais de dois terços dos votos dos 115 cardeais – o que significa que ele recebeu ao menos 77 votos.
15h15: Fumaça branca continua saindo da chaminé da Capela Sistina. Sinos continuam badalando. Fiéis gritam entusiasmados.
15h12: O novo papa foi eleito no quinto escrutínio do conclave, a quarta votação de hoje.
15h10: Fiéis emocionados gritam em coro “Habemus Papam” na Praça São Pedro.
15h09: Multidão vibra e grita com a escolha do novo papa. Os sinos da basílica São Pedro anunciam que a Igreja já tem seu novo líder.
15h06: Igreja Católica já tem um novo papa. Mais informações em instantes. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 19h06 (15h06 do horário de Brasília).
Fonte: estadao.com.br
Comentários