Padroeira Santa Rosa de Lima

"A cruz é a escada para o céu…" Festa: 23 de Agosto

A Providência Divina

Dom Luís GuanellaDesde criança Luís Guanella já se inclinava à Caridade, brincava de fazer sopa para os pobres com a sua irmã Catarina.

Cresceu com esta nobre vocação e tornou-se padre. Passou por muitos desafios e sofreu muito durante 20 anos até “soar a hora da misericórdia” dizia ele, quando fundou sua primeira obra em Como na Itália.

Para socorrer as necessidades e misérias humanas ele sacrificava qualquer conforto de sua vida para tornar-se digno instrumento da Providência Divina.

Sua norma era cooperar com a vontade de Deus agindo com bondade e reta intenção.

Estava convencido de que a Providência deve ser merecida, acreditar nela esperando seus tempos e modos, afastando ansiedades e labutando de boa vontade. Afirmava e tinha convicção de que sua obra nasceu e cresceu com visível auxílio da Providência, ela é obra querida por Deus.

Confiança na Providência: “O mesmo Deus que veste os lírios do campo, não deixará de vestir com a sua maravilhosa graça quem trabalhar para o seu Reino. Não lhe faltará nada!”

A sua obra foi implantada sem fundos, sem base de providência humana. Com efeito, uma chuvinha beneficente, sempre caía sobre sua obra. Era a colaboração de centenas de pessoas que acreditava na seriedade de seu trabalho atendendo todos os tipos de pobreza em suas casas espalhadas por toda a Itália.

Hoje a Obra Guanelliana já se encontra em mais de vinte países. No Brasil estão em 8 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso, Pernambuco e Ceará.

Aqui em São Paulo o Recanto Nossa Senhora de Lourdes, atende mais de 200 crianças e adultos portadores de necessidades especiais. A Paróquia Santa Cruz tem uma creche que atende 200 crianças e um Centro para Crianças e Adolescentes com 60 crianças.

Estas são obras de responsabilidade dos Padres e Irmãos Servos da Caridade, congregação fundada por São Luis Guanella.

Ele fundou outra Congregação feminina, denominada Filhas de Santa Maria da Providência. Aqui em São Paulo elas têm uma obra semelhante ao Recanto que fica na Rua Sezefredo Fagundes e uma Creche na Vila Mazzei.

Dizia São Luís Guanella: “A fé na Divina Providência e uma contínua oração nos ajuda a entender as promessas do Salvador: procurem antes o Reino de Deus e a santidade, então, o resto das coisas necessárias a vida vos será dado por acréscimo”.

O cristão não pode ficar pensando e providenciando só para si, mas deve pensar e providenciar para o bem dos próprios irmãos mais necessitados corporal e espiritualmente, pois este é o mandamento do Senhor.

O Senhor CARIDADE, por essência, atrai a si os corações. Devemos permitir que a caridade de Cristo nos arraste. A Caridade é que une os corações. A caridade é o vínculo que fazem nobres e grandes os corações.

Os membros da Obra devem possuir muita caridade para querer e pensar somente o que agrada a Deus.

“Grande e feliz é aquele homem que reconhece Cristo pobre e indigente na pessoa dos necessitados. Pois no dia extremo o Senhor o libertará”.

Cristo dirá aos justos: tive fome e sede, estava maltrapilho e sem habitação e vós me providenciastes tudo; agora as vossas riquezas são o meu paraíso, o vosso paraíso…


Colaboração: Pe. José Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Publicado em 30 de novembro de 2012 por em Religião.

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!!!

Papa Emérito Bento XVI: Muito Obrigado!

“Combateu o bom combate, guardou a fé e partiu para receber a coroa da Glória.”...


Dízimo: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”…
Um ato de amor: "Dar a Deus o que é de Deus!"

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Enviai Senhor operários para a Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.

Mas tu, vem e segue-Me! (Oração pelas vocações...)

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós! Tudo com Jesus e nada sem Maria!

Nossa Senhora, Rainha das Famílias, rogai por nós!

Jesus, Maria e José, a nossa Família Vossa é!