A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em abril de 2004 e tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas.
A Pastoral contribui com a divulgação do respeito e dos direitos das pessoas de mais idade, num processo educativo de formação continuada deles e de suas famílias.
Além disso, promove o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos, o respeito à dignidade e à cidadania pelas visitas domiciliares e colabora na divulgação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).
ATUAÇÃO
• A Pastoral estimula a comunidade a respeitar a espiritualidade das pessoas idosas;
• Capacitação de agentes de pastoral para o acompanhamento das pessoas idosas em visitas domiciliares e outras atividades complementares;
• Organização de redes de solidariedade humana nas comunidades para promover o bem estar do idoso;
• Manutenção de um sistema de informação sobre a situação das pessoas acompanhadas;
• Promoção de debates sobre os preconceitos contra os idosos, a fim de que sejam superados;
• Valorização da vida até sua fase final, apoiando os programas de cuidados paliativos que assegurem o caráter espiritual da existência humana.
A Pastoral organiza a comunidade, identifica os líderes, capacita-os para o trabalho de acompanhamento do idoso e acompanha os resultados e a satisfação pessoal. Nestas visitas, os líderes acompanham o modo de vida dos idosos, ajuda-os a controlar as vacinas, trabalha preventivamente as quedas, a identificação de doenças físicas e emocionais.
Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br
Comentários